Ir para o conteúdo
ou

Klematis

Klematis

Klematis

Klematis

 Voltar a itens_menu
Tela cheia Sugerir um artigo

Hackead@!?

1 de Outubro de 2015, 18:08 , por Luan da Conceição Menezes - 0sem comentários ainda | No one following this article yet.
Visualizado 95 vezes

Fazer um hacking ou hackear alguma coisa, significa modificar ou subverter o uso dessa coisa, para algo diferente. Um hacking é, geralmente, inovador e criativo. Pelo menos é o que se espera do resultado de hackear!

Hackear não é destruir, hackear é quebrar para (re)construir. Isso, muitas vezes, inclui alguma desconstrução e muitos embates. Isso pode parecer contraditório mas, hackear é assim mesmo. É estar no limite do certo e do errado, transitando por esses dois lados e por muitos outros lados. Hackear é romper fronteiras.

E nós, aqui nesse site, queremos romper as fronteiras do estabelecido. Criamos a comunidade Em Aberto Hackead@ para irmos um pouco além do original Em Aberto, do INEP/MEC. Usamos o @ (arroba) para tentar resolver um problema semântico - é hackeado ou hackeada?!

A comunidade Em Aberto Hackead@ nasce a partir do dossiê da revista acadêmica Em Aberto nº 94, publicado pelo INEP com o tema Movimentos Colaborativos, Tecnologias Digitais e Educação. Essa é uma revista tradicional, que segue os tramites de toda e qualquer revista acadêmica, sendo avaliada pelos sistemas nacionais e internacionais de qualidade e impacto, sob a responsabilidade institucional do INPEP/MEC.

O Em Aberto possui um política de Acesso Livre, mantendo os arquivos de todos os artigos acessíveis. [Conheça Em Aberto clicando aqui]

Ao elaborarmos a proposta do dossiê sobre Movimentos Colaborativos, Tecnologias Digitais e Educação, pensamos em ir mais adiante, coerentemente com o que pesquisamos e defendemos de forma ativista, ou seja, precisaríamos trabalhar com diversos suportes disponíveis, não só o texto escrito, e também promover uma construção mais coletiva e colaborativa do conhecimento, a partir das reflexões trazidas pelos autores inciais que foram por nós convidados. Buscamos, assim, superar os limites da publicação institucional, promovendo convergência entre linguagens e ampliando as possibilidades de interação entre as pessoas.

Por isso hackeamos o número 94 do Em Aberto, montando aqui na UFBA o Em Aberto Hackead@, esforço conjunto da Faculdade de Educação e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFBA e a Cooperativa de Tecnologias Livres - Colivre. Inauguramos, assim, o Noosfero UFBA, uma plataforma completa, totalmente feita em software livre, capaz de abrigar Comunidades, Blogs, Sites e Redes Sociais. [Conheça um pouco mais sobre o Noosfero]

Na Comunidade Em Aberto Hackead@ estão disponíveis vídeos sobre a nossa temática, links para os artigos do dossiê 94 e espaço para que esses artigos sejam comentados e debatidos pelos leitores. Mas a ideia é que não pare por ai. E isso, acontecerá se você também assumir um jeito hacker de ser e, meter a mão na massa.

Boas leituras e escritas!


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.