Ir para o conteúdo

Apresentação dos artigos

4 4 comentários Ninguém está seguindo este artigo ainda. 86 visualizações

Este número temático Movimentos colaborativos e abertos, tecnologias digitais e educação para a revista Em Aberto discute códigos, sistemas, padrões, acessos, arquivos, tudo aberto, suas potencialidades para os processos colaborativos e suas relações com a educação. Para tanto traz pesquisadores e ativistas da área da Educação, da Comunicação, da Cultura, do Direito, da Computação, da Administração, e, também, outros olhares não acadêmicos no sentido estrito, e outras linguagens que não só o texto.

Ao clicar nos títulos, você terá acesso ao resumo dos artigos e à área de comentários. Os textos na integra encontram-se apontados para o site do INEP.

Seção Pontos de Vista

  1. As dimensões do Social Learning, por Mario Pireddu (Università degli Studi Roma Tre e Università di Lingue e Communicazione, Milão, Itália)
  2. Redes sociais digitais: privacidade, intimidade inventada e incitação à visibilidade, por Edvaldo de Souza Couto (UFBA)
  3. Políticas públicas de banda larga, por Veridiana Alimonti (Intervozes, São Paulo)
  4. Padrões, códigos e formatos na Educação, por Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC)
  5. Um "bazar" organizado e educativo? A experiência de uma comunidade online de hackers e do seu modelo aberto de aprendizagem, à luz da teoria da dádiva, por Genauto C. França Filho e Vicente Aguiar (UFBA)
  6. Direito autoral e licenciamentos criativos, por Marcus Wachowicz (UFPR)
  7. O contexto da abertura: Recursos educacionais abertos, cibercultura e suas tensões, por Tel Amiel e Tiago C. Soares (Unicamp)
  8. Produção colaborativa de materiais educacionais para educação básica, por Bianca Santana (Instituto Cultura Digital, São Paulo)
  9. Cibercultura e educação básica, por Edméa Oliveira dos Santos (UERJ)
  10. Software livre e formação docente, João Batista Carvalho Nunes (UECe)
  11. Aprendizagem em rede: um toque na tela, por Rosária Ilgenfritz Sperotto, Maria Simone Debacco e Christiano Martino Otero Ávila (UFPel)
  12. Reflexiones sobre colaboración y cultura digital: experiencias en escuelas primarias de la Ciudad de Buenos Aires, por María Florencia Ripani (Argentina)

4 4 comentários

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Ordenar por
  • F5afcff7e873b749b235d4edfab1b850?only path=false&size=50&d=404

    Phillis 21 de Abril de 2019, 6:39

    Hi! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and
    starting a new initiative in a community in the same
    niche. Your blog provided us valuable information to
    work on. You have done a wonderful job!

    Also visit my page; [url=http://costofcial.com]cialis[/url]

  • F5afcff7e873b749b235d4edfab1b850?only path=false&size=50&d=404

    Phillis 21 de Abril de 2019, 6:39

    Hi! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and
    starting a new initiative in a community in the same
    niche. Your blog provided us valuable information to
    work on. You have done a wonderful job!

    Also visit my page; [url=http://costofcial.com]cialis[/url]

  • F5afcff7e873b749b235d4edfab1b850?only path=false&size=50&d=404

    Phillis 21 de Abril de 2019, 6:39

    Hi! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and
    starting a new initiative in a community in the same
    niche. Your blog provided us valuable information to
    work on. You have done a wonderful job!

    Also visit my page; [url=http://costofcial.com]cialis[/url]

  • F5afcff7e873b749b235d4edfab1b850?only path=false&size=50&d=404

    Phillis 21 de Abril de 2019, 6:39

    Hi! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and
    starting a new initiative in a community in the same
    niche. Your blog provided us valuable information to
    work on. You have done a wonderful job!

    Also visit my page; [url=http://costofcial.com]cialis[/url]

Klematis

Klematis

Klematis

Klematis